quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

SEGGER STUDIO PARA PROGRAMAÇÃO DO NINA B112/B302 - PARA INICIANTES - BLE (Bluetooth Low Energy)

SEGGER STUDIO PARA PROGRAMAÇÃO DO NINA B112/B302 - PARA INICIANTES - BLE (Bluetooth Low Energy)


O objetivo deste BLOG é dar uma ideia geral de programação do NINA B112 (opencpu) e NINA B302 com a ferramenta SEGGER STUDIO. O material é da Sumair's Embedded Engineering, a qual disponibilizou vídeos de programação para iniciantes do NR52832 e NRF52840 no Youtube, os quais são os cores dos módulos NINA B112 (opencpu) e NINA B302. Os vídeos pouparão horas de trabalho no entendimento dos códigos exemplos em C disponibilizados pelos SDK da NORDIC.

Finalmente um CURSO para iniciantes que está em constante evolução, BLE (Bluetooth Low Energy)


Ajude SUMAIR pelo PAYPAL

If you like my work & want me to keep on making more tutorials on these devices, please do support me. You can make a one time donation or buy me a coffee :p on my PayPal Account:
PAYPAL: PayPal.Me
just click on this link to proceed, thanks :)

Sumair

Atenção:

No link
Ler 2.2.1.2

No link
Ler 2.2.1.2

Para o Segger Studio ter acesso aos GPIOS dos Módulos NINA B112 e NINA B302

No Link
Ler 3.1

No Link
Ler 3.1

Para ver quais GPIOS dos módulos estão associados aos IOs do NRF52


Seguem vídeos com Resumo:

Neste tutorial, vamos apenas arranhar a superfície do Bluetooth Low Energy e veremos como o Bluetooth se tornou um protocolo padrão. Também veremos quais são os novos recursos disponíveis no BLE mais recente.
Este tutorial é para iniciantes que não sabem como funciona o Bluetooth ou o que é Bluetooth?
Vamos aprender todo o básico neste tutorial para que estejamos equipados com conhecimento suficiente para começar a trabalhar com dispositivos BLE.
Após este tutorial, passaremos para as partes de programação e também cobriremos as ferramentas que são necessárias para trabalhar com o dispositivo BLE.

Este link é para as especificações do protocolo BLE 5.0, se você estiver interessado em ler mais ou aprender mais sobre o BLE, este é o livro para você, que contém muitas informações. Mas eu recomendo que vocês vejam apenas as informações relevantes, o que está confundindo vocês, porque é um grande manual e contém muitas informações extras que realmente não usamos durante a programação, pois a maioria das especificações são implementadas pelo SDK obrigado para a Nordic Semiconductors, não precisamos construir tudo do zero.

BLE: como funciona


Neste tutorial, daremos uma olhada no que é um dispositivo de software e quais são os dispositivos de software comuns disponíveis para nossos dispositivos específicos. Quais funções esses dispositivos de software suportam e também veremos que cada dispositivo como nrf52832 ou nrf52840 suporta um número de dispositivo de software diferente. Existe um número de série específico para dispositivos específicos. Após este tutorial, você será capaz de decidir qual dispositivo de software usar com o aplicativo específico.

Dispositivos de Sofware


Neste tutorial, iremos instalar e testar o nrf connect no windows pc e também no telefone Android para testar se nossos dispositivos podem se conectar ao nosso pc ou telefones Android para verificar e depurar nossos aplicativos baseados em BLE.

NRF CONNECT


Neste tutorial, faremos download de um projeto de exemplo simples e verificaremos se o software nrf connect está funcionando com o dongle USB.

NRF CONNECT - Continuação


Neste tutorial, faremos um projeto base simples com quase nenhum trabalho extra, apenas começando a partir do projeto-modelo.
É mais fácil de implementar e você não precisa conhecer toda a estrutura para fazer o projeto funcionar, pois inclui a maioria dos arquivos básicos necessários para o funcionamento do aplicativo BLE.

Nota: Mais uma coisa a mencionar aqui é que primeiro trabalharemos no lado escravo, então aprenderemos a programar o dispositivo escravo primeiro.

Projeto pronto com BLE


Neste tutorial, vamos programar o logger nrf que é usado para depuração e aprender o que mais precisamos incluir para que o logger nrf funcione. Este tutorial é a segunda parte do tutorial anterior e cobriremos todos os fundamentos em diferentes partes separadamente para entender tudo de forma clara e fácil.

NRF Logger


Neste tutorial, continuaremos o projeto de base de programação anterior e veremos como incluir e programar os temporizadores do aplicativo para o projeto de dispositivo escravo BLE base.

Temporizador no BLE


Neste tutorial, continuaremos a programar nosso aplicativo básico de Bluetooth Low Energy e veremos o que incluir no código para fazer o BSP (Board Support Package) funcionar em nosso aplicativo BLE. Esta é uma biblioteca útil que pode ser usada para controlar LEDs e botões com funções múltiplas incorporadas para mostrar os estados piscando LEDs em taxas diferentes, etc.

BSP no BLE


Neste tutorial, continuaremos nosso aplicativo básico e aprenderemos as configurações básicas para o módulo de gerenciamento de energia. Este módulo é responsável por colocar o dispositivo nos modos de baixo consumo de energia. Mais detalhes sobre o gerenciamento de energia estarão em tutoriais futuros.

Gerenciamento de Energia


Neste tutorial, continuaremos a desenvolver o código básico para o aplicativo BLE.
Aprenderemos como inicializar o dispositivo de software no lado da programação e veremos como o dispositivo de software está incluído.

Inicialização


Neste tutorial continuaremos o desenvolvimento do aplicativo básico e veremos o que é GAP e como inicializá-lo no aplicativo BLE.

GAP


Neste tutorial, continuaremos a desenvolver nosso aplicativo básico e aprenderemos como configurar o GATT no aplicativo BLE.

GATT


Continuaremos a desenvolver nosso código de aplicativo básico. Aprenderemos mais sobre o anúncio na BLE e como programá-lo. Em tutoriais futuros, aprenderemos mais sobre propaganda. Agora veremos os parâmetros básicos para propaganda e como programá-la em nosso aplicativo básico para BLE.

Advertising


Neste tutorial, inicializaremos os serviços. Na verdade, aprenderemos a escrever código de serviços em um tutorial posterior, este é apenas um esqueleto de código suficiente para nosso aplicativo base.

Services


Neste tutorial, daremos uma olhada no PPCP, que é Parâmetros de conexão preferenciais de periféricos. Aprenderemos como inicializá-los e definir a faixa desses parâmetros, pois eles desempenham um papel importante na comunicação Bluetooth.

PPCP


Neste tutorial, finalizaremos nosso código e testaremos nossa aplicação BLE básica.

O link para o código principal é este:

Aplicação Final


Neste tutorial, instalaremos a ferramenta WireShark para monitorar nossos pacotes de propaganda. Publicidade em dispositivos BLE é uma parte importante e temos que ver os pacotes de anúncios para entender e depurar nosso dispositivo de aplicativo BLE. Vamos instalar um plugin da Nordic semiconductors que exibe todos os pacotes retirados do nrf dongle.

OBSERVAÇÃO: PRECISAMOS DE OUTRO DISPOSITIVO USB DONGLE OU NRF52832 OU NRF52840, POIS FAREMOS UPLOAD DE UM FIRMWARE SNIFFER NELE.

então precisamos do nosso dispositivo (nrf52832 ou nrf52840) + precisamos de outro dispositivo (dongle USB ou nrf52832 ou nrf52840) + precisamos do Wireshark com plugins.

Sniffer


Neste tutorial, entenderemos os fundamentos da propaganda. A propaganda desempenha um papel importante na BLE. Precisamos entender o anúncio para implementar nossos aplicativos BLE de forma eficaz. Este tutorial explica todos os detalhes sobre o anúncio no Bluetooth Low Energy. Podemos reduzir o consumo de energia do dispositivo alterando as configurações de publicidade.

Levei muito tempo para planejar e fazer esse vídeo, espero que todos gostem. Assim que estivermos bem com a propaganda, veremos como transferimos os dados entre os dispositivos BLE.

Advertising - Continuação


Neste tutorial, continuaremos aprendendo mais sobre o anúncio. Neste tutorial, aprenderemos sobre os tipos de endereço de dispositivo e como eles são descobertos pelos dispositivos de digitalização. Os dispositivos escravos anunciam os dados e os dispositivos principais fazem a varredura desses dados e, em seguida, inicializam os procedimentos de conexão. O endereço do dispositivo é um conceito importante e está diretamente relacionado à segurança do dispositivo, por isso é importante entender como ele funciona.

Endereços de Dispositivos BLE


Neste tutorial, continuaremos estudando o anúncio no BLE e veremos como funciona o endereço Random Static. Aprenderemos a teoria básica sobre ele e depois o programaremos e veremos como funciona.

Endereço Random Static


Neste tutorial continuaremos a estudar o anúncio do dispositivo e veremos como podemos programar o endereço privado não resolvível para o dispositivo escravo e veremos o endereço do nosso dispositivo no console, bem como o dispositivo mestre que será o nosso telefone móvel em este caso.


Vendo Dispositivo no Console

Neste tutorial, aprenderemos mais sobre o anúncio e veremos o que é endereço privado resolvível aleatório. Vamos apenas passar por isso para entender.

Endereço Privado Aleatório


Neste tutorial veremos como programar e definir o nome do dispositivo no BLE.

O link para baixar o código principal está aqui:


Nome do dispositivo BLE


Neste tutorial aprenderemos sobre a aparência do dispositivo, pois é importante entender o conceito de aparência do dispositivo. O dispositivo BLE deve ter uma aparência que possa mostrar as características gerais do dispositivo. Aprenderemos que existem aparências padrão disponíveis para dispositivos. Se a aparência não for definida, a aparência do dispositivo será definida como desconhecida.

Aparência do Dispositivo


Neste tutorial, continuaremos aprendendo mais sobre propaganda no BLE e trabalharemos com os sinalizadores de dispositivo. Aprenderemos sobre os sinalizadores e sua importância e seu uso no anúncio mostraremos que tipo de comunicação o dispositivo suporta, juntamente com os outros detalhes de descoberta do dispositivo.

Mais sobre Adverstising


Se inscreva na comunidade do Sumair para receber atualizações

Questões: suporte@smartcore.com.br

Sobre a SMARTCORE

A SmartCore fornece módulos para comunicação wireless, biometria, conectividade, rastreamento e automação.
Nosso portfólio inclui modem 2G/3G/4G/NB-IoT/Cat.M, satelital, módulos WiFi, Bluetooth, GNSS / GPS, Sigfox, LoRa, leitor de cartão, leitor QR code, mecanismo de impressão, mini-board PC, antena, pigtail, LCD, bateria, repetidor GPS e sensores.

Mais detalhes em www.smartcore.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário